BRASIL – A exposição “No Fluxo: Reflexos da Migração e Refúgio de Mulheres no Brasil” retrata trajetórias individuais de mulheres que tiveram suas vidas marcadas por essa grande crise humanitária da atualidade. As imagens expressam a busca por justiça e superação de discriminações e violências. Essas mulheres deixaram seus países de origem

em situação de vulnerabilidade para revelar a força e bravura que possuem. No Brasil encontram proteção. Acolhimento é o que esperam. Múltiplas belezas irrompem da composição racial, étnica, social, etária e linguística que expressam. Os registros nos conduzem a uma jornada irreversível de empatia.

Lançada no final de 2017, na Defensoria Pública da União, como resultado da parceria entre a DPU, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), a mostra foi exibida no Ministério da Justiça, na estação rodoviária do Metrô e também na Câmara dos Deputados, em Brasília. Muitas dessas imagens integram uma coletânea de postais fotográficos, parte do acervo de bens culturais produzidos pela instituição.

As legendas que acompanham as imagens relatam brevemente os percursos individuais de cada pessoa e estão traduzidas para os idiomas inglês e espanhol.