SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE – É importante referir que a Comunidade Internacional celebra os 25 anos da conferência Internacional sobre a População e Desenvolvimento (CIPD) convocada sob os auspícios das Nações Unidas no Cairo Egipto, de 5 ao 13 de Setembro de 1994, com o intuito de reflectir sobre as interligações entre a população e o desenvolvimento.
O relatório sobre o estado da População Mundial de 2019 dá conta que, apesar dos progressos alcançados nos diferentes países nos últimos 25 anos, esses ganhos não são usufruídos por todos de igual forma igual. Há uma crescente desigualdade nas populações onde um número considerável de pessoas continua a viver em condições de extrema pobreza, sem o cumprimento do seus direitos humanos e liberdades fundamentais.
O marco mais alto das comemorações do 25º aniversário será a realização da Cimeira de Nairobi, em Novembro, para Acelerar a Promessa. A conferência oferecerá uma plataforma inclusiva, reunirá governos, agencias da ONU, sociedade civil, organizações do sector privado, grupos de mulheres e redes de jovens para analisar progressos e definir acções para reafirmação política da Agenda da CIPD e a sua contribuição para a Agenda 2030 e Agenda 2063.
A Coordenação Regional do Legis PALOP+TL, foi ontem recebida,em audiência por sua Exª. a Sra. Ministra da Justiça, Dra. Ivete da Graça Correia, que manifestou total engajamento do país no processo de consolidação do Legis-PALOP+TL e na futura Presidência do Comitê de Coordenação. Foram também discutidas no encontro diversas ações de dinamização a nível nacional com vista ao reforço da sustentabilidade.